Home » Definição » Aplicações
1. Aplicação [application]
Um recurso utilizável que é criado a partir da organização de "fontes".
![]() |
Não é equivalente à definição comum de "programa de computador" (Ex.: https://en.wikipedia.org/wiki/Application_software). |
Exemplos:
-
Um programa de computador;
-
Um livro;
-
Uma página web;
-
Um álbum de fotos.
-
AVM Tools (https://redmine.esquiloazul.com.br/projects/avm-tools)
-
AVM Redmine (https://redmine.esquiloazul.com.br/projects/avm-redmine)
2. Fonte de aplicação [source]
O material manipulável que é utilizado para construir a aplicação.
![]() |
Não é equivalente à definição comum de "código-fonte" (Ex.: https://en.wikipedia.org/wiki/Source_code). |
Exemplos:
-
https://github.com/esquilo-azul/avm-tools.git (Um repositório Git);
-
/home/myuser/projects/avm-redmine
(Código-fonte no sistema de arquivos local).
3. Instância de aplicação [instance]
Uma cópia funcional e bem identificada do produto gerado pela construção da aplicação.
Exemplos:
-
/usr/bin/avm-tools
(Um executável na estação de trabalho local); -
https://redmine.esquiloazul.tech (Um sítio web acessível pela Internet).
4. Estereótipo de aplicação [application-stereotype]
Um conjunto de definições reutilizáveis que se aplicam a qualquer subconjunto de uma aplicação.
Exemplos:
-
Ruby on Rails application (Uma aplicação que utiliza o framework Ruby on Rails);
-
EacRedmineBase0 (Um Redmine com características específicas para a E.A.C.).